Os sinais de que chegou a hora de investir em Melhoria de Processos

Ter as estratégias de sua organização bem definidas e estruturadas é fundamental para se obter sucesso no mercado. Saiba como fazer uma melhoria dos seus processos.

A sobrevivência das organizações vai além da busca por novos clientes. Ela está relacionada com uma série de fatores que determinarão o sucesso ou o seu fracasso. Esses fatores são: satisfação total dos clientes, desenvolvimento humano e tecnológico, melhoria contínua, gestão de processo, garantia da qualidade e busca da excelência;

Melhorar os processos é fator crítico para o sucesso institucional de qualquer organização, seja pública ou privada. Entretanto, ela deve ser realizada de forma sistematizada e que seja entendida por todos na empresa. Assim sendo, a consultoria industrial possui como principal fundamento a busca por melhorias constantes. Garantindo, portanto, uma qualidade de produção, que esteja de acordo com os níveis de qualidade exigidas por seus clientes.

  • Conheça quais são os processos de fabricação e como mapeá-los

Processos são maneiras de fazer alguma coisa. No interior dos processos ocorrem transformações, que incluem as etapas necessárias para a obtenção do produto final, de valor agregado. Logo, entender como funcionam os processos e quais são os tipos existentes é importante para determinar como eles devem ser gerenciados para obtenção de melhores resultados. Afinal, cada tipo de processo possui características específicas e deve ser gerenciado de maneira única.

O mapeamento do processo serve para indicar a sequência de atividades desenvolvidas dentro dele. Assim sendo, pode ser feito, por exemplo, de forma gráfica, utilizando-se de fluxogramas para representá-lo.

  • Identifique os problemas

Podemos conceituar problema como a diferença encontrada entre uma situação desejada e a situação do momento. Isto é, entre o que se quer e o que se tem. Um desvio da condição ou situação desejada. Fatores como estoque, falta de controle de inspeção, tempo de setup e gargalos podem ser otimizados. Implicando, assim, em um processo de fabricação mais efetivo. Portanto, a melhoria de processos tentará encontrar as causas por trás destes problemas e definir maneiras de corrigi-los e melhorá-los. Posteriormente, se modela um fluxo novo: o processo que se deseja que ocorra de forma ótima no futuro.

  • Identifique as causas dos problemas

Após identificados os problemas, eles devem ser priorizados, com base nos indicadores de qualidade e produtividade. Posteriormente, deve-se determinar os pontos que precisarão ser corrigidos.

  • Planeje a melhoria de processos

*Monte uma equipe com pessoas capacitadas: os membros são agentes fundamentais e facilitadores da análise e melhoria de processos. Dessa forma, durante a condução das ações, terão o importante papel de atuar junto a pessoas que executam as atividades relacionadas com o processo que será analisado.

*Elabore um plano de trabalho: é necessário contemplar as ações importantes para se obter o resultado final. Igualmente, é preciso ter os prazos e as metas bem estipuladas. O principal critério de priorização é a constatação de alguma oportunidade de melhoria relativa a um processo que a alta administração tem manifestado interesse em aprimorar e/ou inovar.

*Identifique alternativas de solução para os problemas: através de planos de ação, pode-se obter soluções, que serão validadas quando colocadas em prática. Para elaborar um plano de ação, deve-se definir as alternativas de ações corretivas, preventivas e verificação dos efeitos colaterais da ação.

*Normalize o processo: uma vez que as ações de bloqueio ou contramedidas tenham sido aprovadas e satisfatórias para o alcance dos objetivos, elas podem ser instituídas como novos métodos de trabalho. A padronização através de documentos e registros é interessante. Uma vez que sem ela os problemas irão gradativamente retornar à condição anterior e provavelmente acontecerão novamente quando novas pessoas se envolverem com o trabalho.

A Motriz é uma empresa júnior do curso de Engenharia Mecânica da UNICAMP, considerada a melhor universidade da América Latina atualmente. Temos uma equipe de pessoas competentes e capazes de impulsionar seu negócio e fazê-lo crescer cada vez mais, com serviços de qualidade e preço justo. Impulsione a melhoria de processos e planejamento estratégico na sua empresa!

Agende uma visita gratuita