O que é Lean Manufacturing? Entenda seu funcionamento e importância!
Já ouviu falar em Lean Manufacturing? Sabe como ele funciona e a sua relevância? No post de hoje, a Motriz te ajudará a compreender tudo isso. Vem com a gente!
Lean Manufacturing (em português, Manufatura Enxuta) é uma metodologia de gestão criada em 1950, por Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota na época. Tal indústria automobilística, naquele período, passava por dificuldades no sistema de produção, tendo em vista que o Japão, país em que ela estava localizada, tinha acabado de passar pela Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, surgiu a necessidade de implementar um mecanismo que solucionasse esse problema – foi, então, que Ohno desenvolveu o Sistema Toyota de Produção, mais conhecido por Lean Manufacturing.
O principal objetivo desse sistema produtivo é aumentar a qualidade e a eficiência do processo de produção a partir da diminuição de erros e desperdícios, seja em relação aos materiais ou ao tempo da linha de montagem. Ele é baseado em cinco etapas:
- Estabelecer valor: é aquilo que o cliente está disposto a pagar por determinado produto. Nesse momento, faz-se necessário analisar detalhadamente os elementos que agregam valor num produto;
- Estipular fluxo de valor: é a identificação das etapas da cadeia produtiva que justificam o valor do produto. É a fase de determinar as atividades que não geram valor ao produto e eliminá-las, ou então, adaptá-las;
- Criar fluxo contínuo: determinar, de fato, um fluxo para diminuir, ao máximo, o tempo de espera entre as etapas produtivas de um produto. Assim, garante-se que a cadeia de produção será eficiente e que não haverá desperdício de tempo;
- Produção puxada: essa etapa só será iniciada quando houver demanda por parte do consumidor. Este um dos principais princípios do Lean Manufacturing: os produtos serão fabricados somente sob demanda. São as necessidades dos clientes que “puxarão” a produção;
- Alcançar a perfeição: é preciso que, além do cumprimento dos quatro itens citados anteriormente, toda a empresa esteja engajada em buscar a perfeição e melhorar continuamente os processos de produção. Somente dessa maneira, o produto e sua cadeia produtiva alcançarão máxima qualidade.
O principal benefício obtido com a adoção dessa metodologia é, definitivamente, o aumento da produtividade. A partir das suas cinco premissas, torna-se evidente que, com a erradicação do desperdício de tempo e materiais e implementação de um sistema de produção eficiente, que priorize, simultaneamente, a qualidade do produto e de cada etapa produtiva, a empresa passará a se organizar melhor e ter um nível de produção maior e mais vantajoso.
Em suma, o Lean Manufacturing, quando bem implementado, é extremamente benéfico a qualquer empresa. Percebeu como ele é importante?
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre esse sistema e sua execução, entre em contato conosco. Estamos aqui para te ajudar!