Simulação Computacional

Simulação computacional é um método que permite analisar o comportamento de um objeto, a partir de modelos matemáticos empregados por um computador. Nela utiliza-se o método dos elementos finitos, que consiste em tratar seu produto como um corpo continuo e dividi-lo em pequenos elementos conectados, consequentemente criando uma espécie de malha que compõe o objeto total, consequentemente é possível emular situações mais complexas. 

As informação obtidas por meio da simulação mostram as prováveis falhas, logo diminui a possibilidade de realizar recalls e diminui a necessidade do uso de protótipos, além disso tem um papel  importante  na otimização de equipamentos já existentes, já que “Com a simulação conseguimos defender as mudanças e a atualização dos equipamentos, pois sabemos que todo o dinheiro investido irá retornar”, como dito por Ueld Jose de Nobrega Engenheiro Sênior da Vale. Todas essas vantagens economizam tempo e dinheiro para a empresa, desde o desenvolvimento de protótipos até nas tentativas de mudança neles que dependendo do tipo teriam que desenvolver um novo protótipo teriam que começar do zero.  

Simulação computacional

A Motriz ao longo dos seus anos de existência recolheu uma série de projetos dentro da área, que somado como auxilio dos professores e laboratórios da UNICAMP, conseguimos realizar vários. Dentre as áreas de simulação computacional, a Motriz realiza projetos em Análises:   

  • Esforços estáticos, na qual realizamos o modelamento 3D e com isso conseguimos mensurar se a estrutura suporta e se o seu dimensionamento está adequado visando sua otimização. 
  • Esforços dinâmicos, analisando o comportamento de peças em ambientes de constante impacto e vibrações tendo noção de sua vida útil. 
  • Térmica, nós validamos e dimensionamos trocadores de calor/isolantes otimizando as trocas e mantendo o processo eficiente. 
  • Fluidos, no qual analisamos o comportamento Fluidos em relação ao objeto estudado, levando em conta a velocidade do fluxo, pressão e vazão. 

A partir dos dados dessas analises podemos realizar o Memorial de cálculo uma documentação técnica, na qual há as especificações do produto. Por exemplo condições de uso, capacidade de carga, vida útil e modo e efeito de falhas.   

ENTRE EM CONTATO E PEÇA UM ORÇAMENTO AGORA MESMO!