A simulação computacional consiste na análise de um modelo matemático que auxilia na previsão e compreensão do comportamento de corpos físicos, permitindo uma otimização estrutural, minimização de perdas, máximização de produtividade e performance. Por meio dela, tanto em análises lineares quanto não-lineares, é possível verificar inúmeros cenários em um curto espaço de tempo, visando que todos os requisitos de projetos sejam alcançados
Nesta etapa será definido os parâmetros necessários e as condições de contorno que servirão de base para analisarmos como a estrutura se comporta tanto para a análise estática quanto para a análise dinâmica.
É a etapa inicial do projeto, onde a equipe fará, inicialmente, a transformação do modelo CAD para o modelo CAE possíveis adaptações em áreas/faces da estrutura visando uma melhoria no desempenho da simulação.
A análise estática tem por objetivo calcular deslocamentos, deformações, tensões e forças de reação sob o efeito de cargas aplicadas à estrutura, sendo possível a modificação de características do sistema visando uma redução de vibrações, por exemplo.
A análise térmica tem por objetivo entender a influência da temperatura em cada elemento que constitui a estrutura, de modo a identificar os limites térmicos para a estrutura não se fragilizar.
Identificar quais são as limitações e os pontos sensíveis de uma máquina, cuja função é perfurar dutos e tubulações através do Hot-Tapping, para identificar possíveis melhorias a serem feitas.
Realizamos a simulação computacional de toda estrutura da máquina, em que, através da análise dos esforços, foi possível a identificação dos pontos sensíveis e otimização da estrutura do maquinário.
Otimizar a estrutura de uma garra de empilhadeira, já utilizada pelo cliente, com capacidade de levantar duas toneladas.
Análise e reformulação da estrutura utilizada pelo cliente, obtendo menor custo de produção e redução do peso do componente, a partir de mudanças estruturais. Permitindo maior competitividade e se adequando a uma maior demanda de produção.
Analisar o desempenho do amortecedor hidráulico nas novas condições requisitadas pelo cliente, com ciclos de 1 segundo, durante 24 horas e sem parada.
Realização de simulações computacionais, de caráter estrutural a fim de identificar pontos de maior fragilidade e tensão, possíveis deformações e a vida útil do amortecedor.
Atualmente estamos trabalhando com simulações estruturais.
A simulação estrutural nos retorna as tensões e deformações da estrutura e, com isso, obtemos o coeficiente de segurança e a fadiga da mesma.
Visando a realização do projeto de maneira mais ágil é importante o fornecimento dos desenhos 2D e 3D da estrutura.
Sim, caso você não possua os desenhos, podemos modelar a estrutura e realizar os desenhos para, posteriormente, realizar a simulação.
Para as simulações utilizamos o Ansys. Caso seja necessário a realização da modelagem, utilizamos o CREO.
Com softwares atualizados e computadores de linha, nós conseguirmos fazer uma análise minuciosa das suas estruturas
Clique no botão abaixo e agende uma reunião diagnóstica totalmente gratuita.
A Motriz é a Empresa Júnior de Engenharia Mecânica da UNICAMP, com mais de 30 anos de experiência no mercado, contando com apoio de professores doutores e ex-membros já formados e atuantes na área, garantindo projetos de excelência e a satisfação dos nossos clientes.
Copyright © 2022 Motriz Empresa Júnior | Powered by Motriz Empresa Júnior