SOBRE NÓS

Conheça um pouco mais sobre a nossa história

img-sobrenos

Nossa História

Em 1992, foi criada a Motriz – Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, uma associação sem fins lucrativos que visa, através da conversão de recursos captados, a capacitação dos membros e fornecimento da infraestrutura necessária para a melhor formação de nossos integrantes, contribuindo nas resoluções de problemas ligados à Engenharia Mecânica. Formada exclusivamente por alunos do primeiro ao quarto ano da graduação, a Motriz por estar diretamente ligada à Universidade, dispõe do apoio de seus professores e toda sua infraestrutura, garantindo que nosso portfólio seja entregue com excelência a um preço acessível. Tudo isso em um contexto que promove a constante qualificação do estudante universitário através da relação empresa-ambiente acadêmico que se estabelece durante a execução de um projeto mecânico.
Qualidade e Entrega são as marcas da Motriz em projetos mecânicos, pelas quais queremos ser referenciados em todo o mercado que podemos estar inseridos dada nossa área de atuação. Membros motivados e muitos clientes satisfeitos são os resultados que queremos obter para tornar-nos referência.

Nossa Cultura

Nossa Missão

Formar líderes, atráves da vivência empresarial, entregando as melhores soluções de Engenharia para o ciente.

Nossa Visão

Fortalecer o desenvolvimento dos processos estruturais da Motriz, garantindo seu crescimento sustentável.

Nossos Valores

Sentimento de dono, Trabalho em equipe, Proatividade, Cultura de Feedback e Formação pelo exemplo.

Movimento Brasil Júnior

No Brasil, o conceito “Empresa Júnior” foi introduzido em 1987, por iniciativa da Câmara de Comércio França-Brasil ao publicar um anúncio em jornal convocando jovens interessados em implantar uma associação deste tipo. Em 1988, após viagens à Europa, dificuldades burocráticas e oposição de muitas pessoas, surgiram a Júnior GV (Fundação Getúlio Vargas), Júnior FAAP (Fundação Alvares Penteado) seguida da Poli Júnior (Escola Politécnica da USP).

Em 1990, no ano em que era fundada a JADE (sigla para Confederação Européia de Empresas Juniores), o Brasil já contava também com: GEPEA (Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos da UNICAMP), 3E (Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UNICAMP), Mauá Júnior (Instituto Mauá de Engenharia) e Júnior Mackenzie (Universidade Mackenzie). Naquele ano, as 7 EJ’s se uniram e fundaram a FEJESP, Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo.

Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

Gestão de Qualidade

A Motriz está no mercado desde 1992, sendo que desde 2007 concluímos a certificação da norma ISO 9001:2000, junto a empresa certificadora Bureau Veritas tornando a Motriz a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Mundo e a primeira Empresa Júnior da UNICAMP a operar nesta norma tão requisitada hoje no mercado. Em 2009, novamente junto à Bureau Veritas, a Motriz atualizou sua certificação para o selo. Finalmente, em Setembro de 2016 a Motriz concluiu com muito sucesso sua recertificação da norma ISO 9001:2015. A norma segue alguns princípios de gestão que podem ser usados como um guia à melhoria da performance das organizações.

Esses princípios são:

– Foco no cliente: é o princípio que atua nas necessidades atuais, futuras, satisfação e implementação de métodos para os clientes de forma a monitorar a sua percepção quantos aos produtos e serviços entregues.

– Envolvimento das pessoas: é o princípio que atua na cooperação, envolvimento e motivação dos colaboradores de forma que suas capacidades sejam efetivamente utilizadas para o benefício da organização.

–  Abordagem por processos: os recursos e as atividades necessitam ser tratados como processos, entendendo-se que as saídas de um processo afetam as entradas de outro.

– Abordagem sistêmica para a gestão:  é o princípio que orienta a organização a identificar, entender e gerenciar os departamentos inter-relacionados.

– Melhoria contínua: é o princípio que garante, a partir de ações de correção e de prevenção, que a empresa siga na busca da excelência de seus produtos e processos.

– Liderança: é o princípio que atua na conscientização de toda a empresa a respeito da importância que cada colaborador possui na realização de um serviço de qualidade.

Política de Qualidade

Política de Qualidade

Política de Qualidade

A existência da Motriz visa a satisfação de qualquer entidade que se relacione com ela. A Política de Qualidade representa esse desejo, sendo ela divida em três áreas: clientes, colaboradores e fornecedores, sendo que entidades podem ocupar mais de uma posição. O compromisso da empresa é buscar a evolução contínua da qualidade de modo a assegurar a satisfação desses stakeholders.

– Clientes: Fornecer as soluções desejadas segundos os requisitos dos projetos.

– Colaboradores: Fornecer experiência e aprendizado em um ambiente de trabalho sadio, cobrando o cumprimento de seus deveres e sua participação quando convocados

– Fornecedores: Desenvolver uma postura de acompanhamento próximo profissional visando à qualidade das soluções requisitadas.

Deseja falar com um dos consultores ?