Redução de custos: 4 Dicas Essenciais Para Sua Empresa

Toda empresa procura diminuir ao máximo seus custos operacionais e despesas, principalmente as de pequeno porte que trabalham com orçamentos apertados. Então, essa tarefa se mostra indispensável para o seu crescimento e desenvolvimento. Dessa forma, nesse texto encontram-se algumas dicas de como melhorar o desempenho de sua empresa, reduzindo os gastos.

1ªDica) Diminuir os erros de processos:

O retrabalho é outra fonte de custos que merece atenção, já que atrasa toda cadeia de processos, além de causar desmotivação relacionada à repetição do processo. Ele é o resultado principalmente da uma falta de comunicação da equipe. Portanto, para evitar esse problema são necessárias algumas medidas:

  • Certificar-se que todos membros tenham noção do escopo do projeto;
  • Estipular prazos;
  • Automatização de processos manuais.

2ªDica) Treinamento dos funcionários:

Pode parecer contraditório, investir para reduzir, mas a gestão de pessoas também conta como um custo operacional. Os funcionários são a base de uma empresa e ditam a sua produtividade, ou seja, funcionários desmotivados representam uma perda de rendimento.

Essa negligência ocorre por alguns motivos, como desinteresse, insegurança e falta de incentivos. Desde que ocorra a capacitação do funcionário é possível aumentar sua confiança e despertar interesse no trabalho que realiza. Assim sendo, o treinamento pode ser de diversas naturezas desde a implementação de uma metodologia na empresa até a introdução de novas plataformas de trabalho.

3ªDica) Economia de energia e água:

Segundo uma pesquisa do Sebrae, realizada em 2018 com empresas de pequeno porte (EPP, ME e MEI), em média 10% dos custos totais das empresas são destinados a energia elétrica e 5% em água. Além disso, a pesquisa indica que cerca de 50% dos entrevistados não sabiam responder o quanto gastavam com esses recursos. Assim, os dados revelam que há um grande potencial de redução de custos na economia de energia e água que está sendo ignorado.

Dentre os custos operacionais energia e água são os mais fáceis de diminuir. Alguns exemplos de economia estão listados abaixo:

–  Trocar lâmpadas fluorescentes por LED e instalar sensores de presença;

– Utilização de janelas para ventilação e iluminação;

– Manutenção e reposição de equipamentos;

– Inspeção de vazamentos;

– Reutilização de água.

4ªDica) Diminuir o número de impressões:

As impressões envolvem gastos com papel, tinta e impressoras que podem parecer custos mínimos, porém que a longo prazo tornam-se uma grande despesa. Dessa forma, o armazenamento em nuvem das transações e pagamentos online são uma possível solução para redução dessas impressões, às limitando a documentos estritamente necessários.

Gostou das nossas dicas? A Motriz oferece uma Consultoria de Redução de custos personalizada para a sua empresa! Entre já em contato com um de nossos consultores para aumentar sua eficiência e lucrar cada vez mais.

Agende uma visita gratuita