O Cenário Brasileiro para Empreender

Se você já acordou com aquela vontade de largar o emprego e abrir seu próprio negócio, você está no caminho certo para se tornar um empresário. Segundo Cristian Welsh Miguens, especialista em empreendedorismo, quem vai dizer o melhor momento para começar o empreendimento será o seu instinto. É necessário saber ouvir sua vontade de deixar de ser o empregado e perseguir o sonho de ser dono da própria empresa. Afinal, não existe o momento exato em que o mercado estará 100% pronto para receber o seu produto. A maior parte do desenvolvimento do negócio virá do esforço do próprio empreendedor em saber buscar seus clientes, planejar, liderar sua equipe e fomentar sua marca.

Muitos problemas surgirão ao longo dessa estrada: o medo de não ter o produto aceito no mercado, dos investimentos iniciais, da inexperiência e da burocracia são pontos que tendem a desmotivar os novos empreendedores. Entretanto, não se sinta sozinho! Segundo a entrevista feita por Mariana Fonseca no site da Exame, até mesmo grandes empresários passaram por essas situações, como Fernando Cymrot, do e-commerce automotivo Canal da Peça e Miguel Andorffy, CEO e fundador da Me Salva!, plataforma de ensino.

Dentre os problemas que poderão surgir, um dos maiores dos novos empreendedores é seu produto não dar certo no mercado e acabar perdendo todo o dinheiro investido. Pensando nisso, o investidor começa seu planejamento pesquisando os pontos do mercado que oferecem as melhores oportunidades ou querendo verificar se a sua ideia é uma demanda que pode ser explorada. Na maioria dos casos, os futuros investidores nem tiram os planos do papel. Isso é mais comum do que imagina, até mesmo empreendedores de sucesso já passaram por essa situação, como Gustavo Fuga, empreendedor da 4YOU2. Contudo, ele também afirma que é na tentativa que eles acabam acertando. Acreditar na sua ideia e entrar de cabeça nesse mundo de empreendimentos pode ser muito prazeroso e rentável.

É preciso ter coragem para começar um novo empreendimento. Dar o pontapé inicial é a parte mais difícil, já que podem ser altos os investimentos iniciais e a previsão de lucro só vem após um longo intervalo de meses de trabalho. Porém, com um bom planejamento, tudo isso pode ser previsto. É comum que futuros empreendedores gastem muito tempo com um longo planejamento e percam a oportunidade de investir, o que pode lhes custar o sucesso do empreendimento e a tão sonhada liberdade para decidir o próprio destino. Para dar o primeiro passo ao sucesso você deve quebrar esse ciclo e saber como tirar sua ideia do papel.

Uma vez que você já possui um empreendimento em mente, é necessário analisar como está o cenário econômico do país e da sua região. Afinal, um empreendimento depende de clientes que possuam capacidade de comprar seu produto ou serviço. Diante da situação em que o país está caminhando, o cenário para o empreendedor brasileiro é favorável. O atual ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, tem planos futuros para uma política econômica mais liberal, que pretende estabelecer a reforma da previdência social e promete revisão no abono salarial, diminuindo os gastos para os empresários. Assim como as previsões feitas pelo Bradesco, no site Economia em Dia, indicam que o crescimento do PIB em 2019 deve bater a marca de até 3%, os estudos também mostram  quedas na inflação, contas fiscais e taxas. Dados que devem se manter estáveis pelo menos até o ano de 2023. Seguindo a essa ascensão do mercado, a confiança no comércio e nos consumidores atingiu o nível mais alto dos últimos 4 anos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). o que garante um espaço seguro para o empreendedor abandonar a vida de funcionário e abrir o tão sonhado negócio.

Garantir sua independência financeira e ser dono do próprio destino é um sonho extremamente possível, um caminho que é cheio de desafios a serem superados e com grandes recompensas para aqueles que se mantém firme ao propósito. Diversos empreendedores já entraram em contato com a Motriz para tirar a ideia do papel e desenvolver seus projetos, como João Benatti com seu projeto de Alimentador de Gados e Anderson José com o projeto Máquina de Caldo de Cana. Nós podemos te ajudar desde a concepção da sua ideia, estudo de mercado, implementação e como patentear sua ideia. Vamos começar uma parceria de sucesso?.

Entrar em Contato