Análise de Materiais : O Guia Completo

Categoria:

O que é uma Análise de Materiais?

Para criar ou aplicar determinados materiais em projetos, deve-se ter o conhecimento prévio sobre suas informações, pois existe sempre a possibilidade de não serem os mais indicados para certa finalidade ou de apresentarem defeitos não identificáveis a olho nu. Com base nisso, uma análise de materiais tem como objetivo verificar as propriedades físicas, químicas e mecânicas de um material, além de analisar suas composições macro e microscópicas.

Por que fazer uma análise de materiais?

A análise de materiais é de suma importância nas várias áreas de engenharia, e envolve desde a seleção de materiais para a confecção de um projeto, até um diagnóstico de falha de uma peça com vida útil menor do que a esperada. Em ambos os casos, é necessário um estudo detalhado do material utilizado, ou seja, um estudo sobre sua composição, suas propriedades mecânicas e termofísicas (através de análises metalográficas), ensaios mecânicos e outros processos (que serão explicados mais detalhadamente adiante). O estudo detalhado oferece dados do material que possibilitam uma decisão mais assertiva.

Quais tipos de análise existem?

Existem alguns exemplos importantes de processos dentro da análise de materiais, dentre eles, é possível
destacar os ensaios mecânicos, a análise metalográfica, a análise de composição e a microscopia de varredura (MEV).

No ensaio mecânico, são obtidos dados sobre as propriedades mecânicas do material, tais como tensão de escoamento, dureza, alongamento, entre outros, que apontam possíveis falhas e problemas deste.

Na análise metalográfica, são obtidos dados sobre a macro e a microestrutura do material, as quais estão intrinsecamente ligadas às propriedades físicas e químicas deste.

Na análise de composição, são obtidos dados da composição química dos materiais (C, N, O e outros) que verificam se a peça está dentro das especificações adequadas.

Na microscopia de varredura, são obtidos dados morfológicos do material que apontam possíveis descontinuidades e/ou defeitos do material em questão, como trincas, porosidade, entre outros.

Quando procurar uma análise de materiais?

Deve-se procurar uma análise de matérias quando houver desgastes excessivos em peças, quando for necessário validar as especificações do fabricante ou quando as peças apresentarem defeitos mesmo após sucessivos ajustes. Resumidamente, quando se busca otimização de processos industriais.

Análise de materiais com a Motriz:

A Motriz EJ conta com o suporte dos laboratórios e de professores doutores da Unicamp e, juntamente com o apoio dos ex-membros da empresa, especialistas em engenharia mecânica com ampla experiência na área de análise de materiais, a Motriz possui 30 anos de experiência no mercado e é certificada pela norma ISO 9001:2015.

O portfólio da empresa aborda todos os processos de Análise citados acima: ensaios mecânicos, análises metalográfica e de composição e MEV.

Caso perceba necessidade de realizar uma análise de materiais, não deixe de entrar em contato conosco através do nosso site (https://motrizej.com.br/contato/), e nos contar sobre a sua demanda, será um prazer atender você e/ou a sua empresa!

Clique no botão acima para acessar nosso Insta e obter mais informações!

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

Posts Recentes
Confira nossos E-books

Importância do projeto mecânico na Indústria

Guia básico : Simulação Computacional

Guia básico : Gestão Empresarial

Abrir chat
Se precisar, estou aqui!
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?