Vending Machine: Nunca Foi Tão Fácil Empreender

Você sabe como funciona o empreendimento em vending machines? Desenvolver uma máquina personalizada, comprar ou alugar? Como investir nesse ramo? Neste artigo vamos falar um pouco sobre os atrativos deste modelo de negócio, além da aquisição e implementação no mercado desse tipo de máquina.

O que são vending machines?

Em resumo, vending machines são máquinas que funcionam como pontos de venda automatizados. Seu funcionamento é bem simples, o cliente insere a quantia em dinheiro que pretende gastar na máquina e seleciona o produto desejado; a máquina reconhece o valor depositado e libera o produto selecionado. São muito comuns em aeroportos, repletas de snacks e refrescos.

Por que investir nesse ramo?

O primeiro e principal aspecto é a praticidade. A logística que envolve uma rede de vending machines é relativamente simples, sem muitas dores de cabeça, opera-se com visitas de reabastecimento e coleta de dinheiro além de possíveis manutenções quando necessárias. Outro ponto importante é a adesão do público. Quando bem posicionadas, essas máquinas podem oferecer lucros bastante interessantes, dado o baixo custo de operação do negócio. Por fim, é legal mencionar que essa rede pode ser controlada remotamente e por pouquíssimas pessoas, o que diminui ainda mais os gastos com logística e pessoal. Agora que já sabemos o que são e por que investir nesse mercado, vamos à principal dúvida que pode surgir.

Como começar?

Hoje trabalha-se com 3 possibilidades. O aluguel/compra de uma máquina ou o desenvolvimento personalizado. Vamos focar na última, e mais interessante, a fabricação sob encomenda. Para tal, o cliente informa o(s) produto(s) que deseja vender em sua máquina à empresa projetista que, por sua vez, viabiliza o mecanismo de acordo com suas necessidades.

Por que projetar uma máquina do zero?

Em geral, quando se compra ou se aluga uma vending machine, o espectro de produtos disponíveis para venda é bem pequeno e o valor da locação não é justo, visto que o locatário também visa o lucro. Portanto, quando se deseja vender itens mais específicos e ampliar o negócio de maneira definitiva, o mais viável é desenvolver uma máquina própria.

Os benefícios de se ter algo personalizado para o seu negócio são inúmeros, a empresa senta com o cliente e busca conciliar todas as necessidades com uma máquina funcional e operante. Além disso, esse processo permite que o projeto final seja patenteado, o que é bem atrativo para novos empreendedores.

Por fim, um aspecto que somente o desenvolvimento da máquina permite é a “franquia”. Com o projeto em mãos, o cliente tem total liberdade de vendê-lo para terceiros, ampliando significativamente o negócio e consolidando a ideia no mercado, o que é bem importante para qualquer empresa bem sucedida.

ENTRE EM CONTATO