Quem Somos

Em 1992, inspirada pelo MEJ, foi criada a Motriz – Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. A Motriz é uma associação civil sem fins econômicos que visa otimizar a produtividade e contribuir nas resoluções de problemas ligados à Engenharia Mecânica. Com o auxílio dos professores da Universidade, a empresa realiza consultorias de alta qualidade a preços acessíveis. Dada sua proatividade, proporciona a aproximação empresa-universidade, tanto aos seus membros quanto ao corpo discente.

Formada exclusivamente por alunos do primeiro ao quarto ano da graduação, seus membros tem a oportunidade de se preparar melhor para o mercado de trabalho, lidando com problemas e soluções que contribuem para seu crescimento.

Para desenvolver projetos comerciais, principal produto da empresa, a Motriz conta com um sistema de gestão definido em 5 Departamentos geridos pela Diretoria Executiva (composta por um Diretor de cada departamento, um Diretor-Presidente, um Diretor Vice-Presidente e o Conselho Administrativo). Os departamentos atuam de maneira conjunta, mas possuem suas responsabilidades em cada etapa de execução do projeto definidas de maneira independente, ou seja: cada departamento atua numa área específica, mas se complementam e inter-relacionam para garantir a alta qualidade dos serviços prestados.

Qualidade e Entrega são as marcas da Motriz em projetos, pelas quais queremos ser referenciados em todo o mercado que podemos estar inseridos dada nossa área de atuação. Membros satisfeitos e motivados e muitos clientes satisfeitos são os resultados que queremos obter para tornar-nos referência.

Missão

Formar as melhores pessoas, entregando mais e melhores soluções em engenharia para o mercado.

Visão

Ser uma empresa inclusiva e reconhecida como formadora de pessoas que impactam a sociedade.

Valores

Sentimento de dono
Trabalho em equipe
Pró-atividade
Cultura de feedback
Formação pelo exemplo
“O aprendizado em uma escola de nível superior não se dá somente em sala de aula, se dá também através da vida universitária e da experimentação das oportunidades que ela oferece. Nos últimos anos incluiu-se nestas oportunidades o que chamamos de atividades extra-curriculares, dentre as quais se destacam as atividades das empresas juniores. Trabalhando numa empresa júnior, o aluno cresce profissionalmente porque se depara com situações reais do mercado de trabalho, situações estas similares àquelas que deverá enfrentar quando já tiver se graduado. (…)”
Anselmo Eduardo Diniz, Ex-Diretor da FEM/UNICAMP
“A Motriz introduz o estudante de engenharia no mundo profissional de forma gradativa e prática, pois os projetos e iniciativas conduzidos pelos Juniores da FEM podem ser assessorados por docentes, o que vem a consolidar a relação engenharia-sociedade na formação do aluno, aproximando as empresas do ambiente acadêmico através do próprio estudante universitário. (…) “
Katia Lucchesi Cavalca Dedini, Professora da FEM/UNICAMP