Como Gerir Seu Negócio? Da Decolagem à Velocidade de Cruzeiro

   Já viajou alguma vez em um avião? Para um passageiro, é difícil perceber toda a complexidade do processo de decolagem, estabilização e pouso de uma aeronave. Seu capitão deve estar ciente  de diversos aspectos que influenciam em seu trabalho para assim proporcionar uma experiência perfeita para todos a bordo. Tal abordagem estratégica se assemelha muito à jornada de qualquer empreendedor que, para decolar seu negócio com segurança e perfeição, necessita de apoio e organização, desde o mapeamento do ambiente empresarial desejado até a coleta e ajuste de coordenadas que o guiem na tomada de decisões. Assim como toda decolagem é assistida por uma torre de comando, ao liderar uma empresa, são necessários recursos de suporte que estejam em sintonia com seus valores e objetivos.

   Todo capitão experiente já foi aluno e, portanto, cometeu deslizes, porém, assim como o menor erro entre as nuvens pode ser fatal para um voo em andamento, existem armadilhas no mundo empresarial, as quais, se evitadas, podem garantir uma jornada mais tranquila. Não possuir um registro das movimentações de dinheiro de sua empresa, por exemplo, é um grande erro fruto da desorganização. Essa prática é prejudicial, pois dificulta visualizar o desempenho da empresa e planejar o seu futuro. Um bom gestor deve ter não só esse controle em mãos, como também todo o histórico financeiro para uma gestão mais eficaz. Além disso não ter uma fronteira bem definida entre as despesas pessoais e profissionais faz com que recursos que deveriam ser alocados na empresa sejam transferidos para as contas pessoais, o que pode acarretar sérios problemas financeiros e levar a decadência. Por isso, é importante desvencilhar os gastos pessoais com as contas profissionais. Outro ponto importante é que o demonstrativo de resultados permite visualizar o desenvolvimento do negócio em certo período. Com ele, pode-se saber qual rumo o empreendimento está tomando. Por isso, não analisar se os resultados estão condizentes com aquilo que havia sido planejado é uma prática negativa, pois se torna mais difícil identificar mudanças necessárias para aumentar a produtividade. Estes e outros erros podem ser mapeados e evitados se o empreendedor tiver uma sólida torre de comando.

   Assim que o capitão recebe a autorização de decolagem alguns fatores já devem estar em sua mente, dentre eles, o mais simples é também o mais relevante: sua trajetória. É por isso que, no ramo empresarial, para diminuir os riscos de fracasso e aumentar as chances de sucesso, a análise de mercado tem a função de obter informações essenciais que guiem a tomada de decisões assertivas e o crescimento da empresa. Para isso, é preciso atender o público-alvo, ter um benchmarking, conhecer um rol de fornecedores e estudar o setor de atuação; tudo antes mesmo da fabricação ou mudança de seu produto.

   Por meio da coleta de dados e a compressão das características mercadológicas obtidas, é possível fornecer um direcionamento projetado que atenda às preferências do consumidor e potencialize o seu negócio. Sabemos que o mercado está em constante mudança e que o acompanhamento periódico das tendências torna-se imprescindível para o domínio da inteligência de mercado. 

   É ao se atentar nessas características que um simples gestor se torna verdadeiramente capitão de seu empreendimento, o qual, por sua vez, deixa de ser suscetível a problemas, como a obsolescência de processos ou o desperdício de tempo. Ao longo prazo, manter-se a par das tendências e tomar decisões com base em dados garante o crescimento e sucesso da empresa. Com a Motriz, todo o trabalho de gestão, desde o planejamento até o acompanhamento dos indicadores, se torna próspero e acessível. A Consultoria de Gestão fornece uma análise, estruturação e aplicação personalizada para o seu tipo de negócio! Seu sonho decola aqui!

Autoria: João Vitor Piovam, Luis Felipe Carvalho e Maria Eduarda Vieira Rangel

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