Processo Seletivo: escolhendo bem seus funcionários
Por mais que as empresas novas e os senhores possuem diversas características diferentes, todas possuem algo em comum: a necessidade de contratar novos funcionários. Para decidir se um candidato é ideal para um determinado cargo, um dos métodos mais eficientes é por meio de processos seletivos. Porém, dependendo do cargo, as atividades desse processo podem variar; e é sobre esse assunto, de como preparar um bom processo seletivo, que vamos elaborar nesse post.
Primeiro Passo
Antes de definir quais atividades devem fazer parte do processo seletivo, é importante sentar com a equipe de onde vem o cargo para decidir quais habilidades são fundamentais para o bom exercício da função. Se é um trabalho que exige muitas ligações para o cliente, por exemplo, seria interessante incorporar atividades que testam a habilidade de comunicação do candidato. Mas se o trabalho exige mais do conhecimento técnico de uma área específica, pode acabar sendo um desperdício testar a habilidade de comunicação.
Depois de definir as qualidade fundamentais para o encargo, você e sua equipe podem liberar a criatividade para criar atividades que avaliam se o candidato tem ou não as qualidades necessárias. Para facilitar esse processo, colocamos a seguir alguns exemplos de atividades comuns para processos seletivos e indicamos quais habilidades são testadas.
Apresentação Individual
Nessa atividade, você solicita que o candidato faça uma apresentação de si, de seu histórico no mercado, além de outros acontecimentos que julgam mostrar competência para o cargo que estão concorrendo. Essa introdução, por poder ser in loco ou em formato de vídeo, é flexível o suficiente para avaliar diversas competências e, por isso, é uma das solicitações mais comuns em um processo seletivo.
Competências Avaliadas
- Comunicação: A atividade exige que o candidato seja capaz de expressar suas ideias de forma que capte a atenção, fluída e coesiva, uma capacidade fundamental para lidar com todo cliente.
- Organização: Você pode limitar o tempo de apresentação para analisar se o candidato é capaz de coordenar seu tempo, o que é importante para equipes que precisam entregar projetos em prazos curtos.
- Esforço: A qualidade do vídeo que é criado mostra que o candidato se importa também com os pequenos detalhes, o que refletirá em projetos de melhor qualidade.
Business Cases
Aqui, você apresenta um problema de negócios e pede para o candidato chegar em uma resposta aproximada (sem consulta) em um tempo limitado. Esse problema pode ir desde calcular o tamanho do mercado de um produto que a empresa vende até a rentabilidade desse mesmo produto.
Competências Avaliadas
- Raciocínio Lógico: Em uma empresa que lida muito com números e abstrações do mercado, a capacidade de relacionar grandezas de forma lógica é possivelmente a qualidade mais importante para realizar bem o cargo.
- Organização: Se o candidato for bem organizado, será possível perceber que ele consegue desconsiderar dados desprezíveis e foca nos que conseguem gerar um resultado parecido com o real.
- Análise Numérica: Muitas vezes, no mercado, é necessário fazer estimativas para saber como lidar com uma situação. Essa qualidade mostra que o candidato possui uma noção dos números com que lidará no cargo.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas essa semana. Se quiser que a gente lhe auxilie no processo de estruturação de um processo seletivo para sua empresa, pode entrar em contato conosco.
Até a próxima!!