Como uma máquina personalizada pode otimizar sua produção

Você já imaginou que seus concorrentes podem estar produzindo o mesmo produto que o seu, mas de uma forma mais eficiente? Saiba que a confecção de um mesmo objeto pode ser feita de diversas maneiras , muitas vezes por máquinas similares, mas que foram modificadas para melhorar o produto final. Essas são as máquinas personalizadas: pensadas e projetadas nas necessidades do produtor e do cliente.

Desenvolver uma máquina personalizada oferece um diferencial no mercado, saindo da linha de produção padrão de seus concorrentes e se tornando único. A limitação das máquinas já existentes no mercado afetam também a sua produção e a qualidade dos produtos que você oferece aos seus clientes. Em contraponto, as máquinas personalizadas se adaptam às suas necessidades e a de seus clientes, diminuindo o custo, o tempo de produção, a quantidade de etapas necessárias para seu produto chegar até o cliente, a mão de obra necessária, liberando os trabalhadores para darem mais atenção á outras funções, ou até mesmo elevando a qualidade o seu produto em certos aspectos específicos.

Salve seu dinheiro: reduza os desperdícios

Atualmente, as indústrias são voltadas para o sistema de redução do desperdício nas linhas de produção, esse é o que conhecemos por Lean Manufacture. Criado em 1948, no Japão, e implantado nas fábricas da Toyota, esse sistema visa ter melhor administração da produção e um maquinário específico a fim de evitar o desperdício de material e dar maior qualidade aos produtos.

Desta forma, é possível facilitar a linha de produção ou até mesmo pular algumas etapas na confecção do seu produto. Por exemplo, em uma linha de estampagem (processo de produção que trabalha com conformação de chapas por meio de prensas), ao imprimir a forma desejada em uma chapa de metal, as rebarbas sobressalentes que sobram dessa etapa devem ser retiradas posteriormente, iniciando um novo ciclo dentro do processo de produção. Mas ao desenvolver uma máquina personalizada, é possível implementar um dispositivo que retire as rebarbas já no momento da estampagem, diminuindo o  tempo de usinagem e facilitando a finalização do produto, a fim de poupar gastos no tempo em que as máquinas gastam com apenas uma peça e com a mão de obra que deve usinar cada uma delas.

Ou até mesmo saindo de uma linha de produção e tomando um olhar mais independente, podemos imaginar as máquinas agrícolas. Com o fito de evitar o desperdício de tempo e dinheiro na mão de obra com diversos trabalhadores para arar o solo, plantar as sementes, regar, espalhar pesticidas, entre outros serviços, foram inventadas máquinas que fazem todas essas tarefas em tempo e custo muito reduzidos. Máquinas, que no começo eram apenas adaptações de tratores, hoje são extremamente complexas, chegando ao ponto de poder realizar todos esses serviços de uma só vez.

Você também pode saber mais sobre como reduzir custos na sua empresa clicando aqui!

Seja mais competitivo no mercado

Além de reduzir os custos para o produtor, a competitividade do produto se torna muito maior, pois o preço dele também fica mais acessível. Um belo exemplo disso são as partes reutilizáveis dos novos foguetes Falcon Heavy, da SpaceX, que revolucionaram as corridas espaciais por reduzirem muito o custo das viagens ao resgatar os foguetes de propulsão das espaçonaves já lançadas e utilizar para futuros lançamentos, ao mesmo tempo que melhoraram a qualidade dos foguetes. Até mesmo a NASA foi deixada para trás pela competitividade das espaçonaves da SpaceX.

Antes dos anos 2000, lançar um foguete ao espaço custava em média 18,500 dólares o quilograma, chegando a custar cerca de 1,5 bilhão de dólares o lançamento de um foguete. A empresa do magnata Elon Musk conseguiu reduzir esse preço para cerca de 2, 720 dólares o quilograma com a espaçonave Falcon 9.  Atingindo uma eficiência de cerca de 85% na economia dos foguetes, a personalização dessa máquina lançou a SpaceX como a maior referência da indústria de espaçonaves na atualidade. Sendo a única empresa do mundo que possui a tecnologia para o feito.

Um empresário de pequeno porte pode, e deve, seguir os exemplos do magnata e investir na personalização de seus equipamentos. Afinal, o potencial de diminuir em 85% os custos na produção de um produto está presente em todas as empresas, basta apenas saber onde investir e como transformar seu maquinário para reduzir os desperdícios da produção. Essa é a porta para liderar o mercado e sair a frente de seus concorrentes.

Qualidade e distinção: mostre que seu produto é único

A sétima marca mais valiosa do mundo é a Mercedes-Benz. Mas ela não alcançou esse patamar atoa. A linha de produção dos carros dessa empresa é dominada por uma ideia que veio a ser um de seus maiores trunfos: desenvolver um produto único, distinto e que só eles possuíssem. Sendo referência no mercado automotivo, a Mercedes-Benz precisa garantir toda a qualidade que seus carros devem proporcionar, a final, o preço pago por cada um não é nada barato. Mas é justamente pela exclusividade e categoria desses automóveis que essa empresa lucra tanto.

Para tal, as fábricas da Mercedes-Benz contam com máquinas personalizadas exclusivas que produzem em série os carros com a qualidade única que essa marca possui. Cada etapa de usinagem dos componentes do produto final, possui uma distinção especial na forma de produção para dificultar que outras montadoras repliquem o processo e para que os carros produzidos pela Mercedes não sejam iguais aos das outras montadoras.

O que também vale para os empreendedores de menor porte. Investir no diferencial da produção do seu produto acarretará em um produto com qualidades únicas, focadas na seu cliente ideal, para assim se tornar uma referência no mercado. A Motriz é uma empresa com experiência no assunto de máquinas personalizadas. Já atendemos diversos clientes com idéias inovadoras que melhoram o maquinário das suas produções. Seja você também um empreendedor único, vamos desenvolver juntos uma máquina especialmente focada nas suas necessidades!

ENTRE EM CONTATO