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Os 4 P’s do Marketing – Motriz Empresa Júnior
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Motriz Empresa Júnior

Título:Os 4 P’s do Marketing

Os 4 P’s do Marketing

Os 4 P’s do Marketing

Quando se trabalha com Marketing, é fácil acreditar que sua tarefa é puramente atrair novos clientes. Em outras palavras, sua atuação parece ser voltada para o exterior da empresa e a única relação que existe com o resto da equipe serve para saber qual novo produto ou serviço vai ser vendido. Mas isso não pode ser mais longe da realidade. Os 4 P’s do Marketing, teoria criada pelo Jerome McCarthy, mostram que, para fazer uma boa campanha de marketing, precisa-se vincular o produto a uma demanda real do mercado.

Produto

Em suas aulas de marketing na Universidade Estadual de Michigan, a primeira análise que McCarthy sugeria fazer era sobre o produto ou serviço a ser vendido. Aqui, características como a variedade de produtos, a qualidade deles, os serviços atrelados e as garantias associadas à compra deles devem ser definidos para conseguir influenciar os desejos dos clientes e criar uma demanda por o que está sendo vendido. De forma mais simplificada, seu produto ou serviço precisa ter um diferencial para que o mercado se direcione a sua empresa ao invés de a seus concorrentes.

Um bom exemplo de porque o produto precisa ser pensado com ajuda da equipe de marketing é a linha de comidas congeladas da Colgate. Esses produtos fracassaram no mercado porque eles não se alinharam com o perfil da empresa, que é mais voltado a produtos de higiene bucal. Se a equipe de marketing tivesse intervindo para apresentar o fato de que há uma certa contradição de uma mesma empresa vender produtos que limpam e sujam os dentes e que isso pode não ser bem visto pelo mercado, é possível que a Colgate não tivesse perdido dinheiro com a tentativa.

Preço

Há também a necessidade de considerar as formas de pagamento que os clientes podem escolher. “Há uma variação de preços?”, “Quais tipos de desconto podem ser utilizados?”, “Em que época os descontos serão dados?”, “Pode parcelar o pagamento?” e “Pode pagar com crédito?” são alguns exemplos de perguntas que precisam ser respondidas antes de liberar o produto para o mercado.

A Amazon, por exemplo, possui a fama de vender produtos a preços baixos no site dela. Portanto, quando ela tentou vender o Amazon Fire, um celular com tecnologias que competem com a Apple, a um preço similar aos iPhones, poucas pessoas realmente compraram o produto. Note que os exemplos mostram como desalinhar os P’s com o perfil da empresa tende a dificultar o marketing do produto ou serviço a ponto de gerar prejuízo para ela.

Praça

Em terceiro lugar, McCarthy recomenda analisar o local onde será vendido o produto ou oferecido o serviço. Isso inclui por quais canais a venda será feita, qual a cobertura geográfica do mercado, qual a localização da venda e como será o transporte do produto.

Há diversas empresas de construção, como Leroy Merlin e C&C, tendem a ter um problema nessa área porque os clientes precisam transportar os produtos comprados para a casa deles e, muitas vezes, esses produtos não cabem no carro deles. Para resolver esse problema, essas empresas oferecem também o serviço de entrega das compras por meio de uma equipe especializada. Por incrível que pareça, isso também oferece a possibilidade das lojas serem mais deslocadas do centro da cidade, onde o custo dos terrenos é menor.

PROMOÇÃO

Finalmente há a consideração de o que é considerado como “Marketing de Verdade”: relações públicas; força de vendas; propaganda; promoção das vendas; público alvo. 

Em 2001, o Segway PT foi divulgado pela DEKA ao público como sendo uma inovação no meio de transporte, e de fato era. O problema foi que tentaram vender o produto para todas as classes econômicas, o que era impossível por causa do custo de produção do Segway. Por mais que a DEKA ainda consiga vender o produto hoje em dia, porque reduziu o público alvo para um nicho mais específico, a campanha original de marketing não foi bem sucedida. 

Uso dos 4 P’s na prática

Agora só falta juntar tudo para criar um bom plano de marketing. A BTC recomenda, para conseguir alinhar cada um dos P’s entre si e com o perfil da empresa, seguir os seguintes passos:

  • Pesquisar o possível na internet: dores do mercado; concorrentes; produtos parecidos; etc.
  • Colocar no papel uma ideia inicial usando os 4 P’s e as informações pesquisadas
  • Testar a ideia com potenciais clientes
  • A partir dos feedbacks, desenvolver o resto do produto: embalagem, nome, preço, etc.

Esperamos que tenha aprendido mais sobre marketing com os 4 P’s. Se não quiser passar pela dor de cabeça de desenvolver um plano de marketing para sua empresa, pode entrar em contato conosco.

Até a próxima!!

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