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Business Model Canvas: Fundamentos de um bom negócio – Motriz Empresa Júnior
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Motriz Empresa Júnior

Título:Business Model Canvas: Fundamentos de um bom negócio

Business Model Canvas: Fundamentos de um bom negócio

Business Model Canvas: Fundamentos de um bom negócio

Quando queremos desenvolver uma nova empresa, precisamos ter muito claro como a empresa irá funcionar. O mesmo acontece quando queremos adaptar uma empresa para uma nova realidade do mercado. Para facilitar essa compreensão das características gerais de empresas, diversas ferramentas foram desenvolvidas e, entre elas, temos o Business Model Canvas. Ela ajuda a visualizar de forma intuitiva as relações entre as diversas áreas da empresa, desde o produto vendido até os custos para as atividades. Bora conhecer mais essa ferramenta?

Divisões

O Business Model Canvas é dividido em 9, com cada parte dedicada para a resposta de uma pergunta específica sobre a empresa.

  • Proposta de Valor: Qual problema será resolvido com o produto?
  • Segmentos de Clientes: Para quem será vendido o produto?
  • Canais: Como o cliente será servido?
  • Relacionamento com Clientes: Qual relacionamento o cliente espera do negócio?
  • Fluxo de Receita: Como é a natureza de pagamento dos clientes?
  • Principais Recursos: Quais recursos são necessários para atender a Proposta de Valor?
  • Principais Atividades: Quais atividades são necessárias para atender a Proposta de Valor?
  • Rede de Parceiros: Como os parceiros ajudam?
  • Estrutura de Custos: Onde sai mais dinheiro?

Objetivos

O Business Model Canvas foi criado para resolver o desafio principal de criar e manter uma Proposta de Valor que gere lucro. Para isso, ela precisa fazer 3 coisas simultaneamente:

Criar o Valor do Serviço

Esse objetivo foca em definir o que será oferecido para o cliente. Em outras palavras, como sua empresa é capaz de auxiliar o cliente a resolver um problema do dia a dia dela.

Entregar o Valor do Serviço

Aqui, o foco está em dar ao cliente o produto ou serviço desenvolvido. Ou seja, como que sua empresa chega a ser conhecida pelo cliente e o convence a comprar o que é oferecido.

Capturar o Valor do Serviço

Após o cliente comprar algo da sua empresa, é importante incentivá-lo a continuar utilizando sua empresa para problemas futuros. Logo, é fundamental oferecer o serviço ou produto com uma qualidade que garanta isso.

Dicas de Uso

Agora temos algumas dicas para utilizar essa ferramenta da melhor forma possível:

  • Usar um mapa impresso grande para uma melhor visualização e usar post-it para permitir a movimentação de ideias
  • Descrever as ideias por imagens e palavras
  • Usar cores diferentes para indicar segmentos de clientes diferentes
  • Não focar em um Business Model só; o objetivo é desenvolver alternativas para ele
  • Analisar os Business Model Canvas de outras empresas também para extrair novas ideias
  • Quando acabar de desenvolver as ideias, tente colocar os post-it um a um para criar uma história para ver se faz sentido o Business Model em termos de coesão

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas essa semana. Se quiser que a gente lhe auxilie no processo de desenvolvimento de um Business Model Canvas para sua empresa, pode entrar em contato conosco.

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