A Semec é um evento anual que surgiu com o intuito de aproximar os alunos do mercado de trabalho. Ao longo de suas edições, o evento tem contado com a presença de grandes empresas, fortalecendo sua marca na Unicamp e atingindo um público selecionado. Neste ano, em sua 20ª edição, a Semec terá diversas novidades, bem como a presença de um conteúdo diversificado.

Empresas Participantes

Palestrantes de Destaque

semec-round

Semana de Engenharia Mecânica

Durante o evento , diversas palestras e mesas redondas são realizadas com os mais variados temas: Simulações Computacionais, Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Petróleo, finanças pessoais, Empreendedorismo Consciente, entre outras.

Estas apresentações têm o intuito de abordar temas poucos citados no nosso cotidiano e, em alguns casos, nos aproximarem do mercado de trabalho mostrando como os profissionais atuam em uma determinada empresa.

Em 2015, o evento contou com diversas visitas técnicas, dentre elas: JCB, Schaeffler, Bosch, Hyundai, Mazak e Museu da TAM. Além de Workshops como o de Ansys, Excel e MatLab, tivemos a Enterpriseday, uma feira de recrutamento, onde as empresas participantes tiveram a oportunidade de recrutar os futuros melhores Engenheiros do país.

Neste ano de 2016, a Semec ocorrerá entre os dias 1 a 5 de Agosto e contará com diversas novidades, além de conteúdos diversificados.

bruno_gal

Bruno Gallard

Presente na Semec 2015, Bruno Gallard é graduado em Engenharia Naval pela École Nationale Supérieure de Techniques Avancées Bretagne (França).

De 2006 a 2009, Bruno Gallard assumiu o cargo de vice-presidência da Airbus na América Latina; em 2009, foi nomeado CEO da Airbus no Brasil e, atualmente, é CEO da divisão aeroespacial da Airbus Group (Airbus Defense & Space) e ‘Head’ da Airbus Brasil Group.

david-neeleman

David Neeleman

Presente na Semec de 2011, David Neeleman é um empresário de sucesso, mais conhecido no Brasil por fundar a Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Iniciou sua carreira no ramo da aviação em 1984, na Morris Air, uma pequena empresa de aviação dos Estados Unidos, aonde chegou a ser presidente. Já no final da década de 90, fundou a JetBlue Airways.

Depois de toda essa experiência, a Azul foi fundada no Brasil, seguindo a mesma filosofia da JetBlue: fornecer um serviço de aviação a preços mais baixos. E hoje, a empresa já possui grande destaque entre as companhias aéreas brasileiras.

ozires-silva

Ozires Silva

Sem dúvida alguma, Ozires Silva é um dos maiores engenheiros já existentes no Brasil e esteve presente na Semec em 2013.

Coronel da Aeronáutica e formado pelo ITA, destaca-se pela sua contribuição no desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira. Ozires era o líder do grupo que fundou a Embraer, em 1969 e presidiu-a até 1986.

Atuou também como: presidente da Petrobras por 3 anos, ministro da Infra-Estrutura, presidente da Varig e reitor da Unimonte.

sarina-arnold

Sarina Arnold

Em 2014, Sarina Arnold apresentou na Semec a palestra com o seguinte tema: “novo combustível Shell V-Power Nitro+”.

Engenheira Química, graduada pela Universidade de Ryerson e com título de PhD pela Universidade de Manchester, Sarina trabalhou na P&G, mas há 23 anos atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Shell.

Atualmente gerencia projetos de P&D buscando atender demandas de futuros motores à gasolina. Sarina é o ponto focal de implementações de combustível no Brasil e lidera o projeto do combustível apresentado aos congressistas.

rodrigo-lang

Rodrigo Lang

Presente na Semec de 2015, Rodrigo Lang é Sócio-Diretor do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão) e ministrou uma palestra sobre Finanças Pessoais.

Na área de consultoria já realizou projetos em empresas nacionais e multinacionais nos seguintes segmentos: mineração e siderurgia, farmacêutico, químico e petroquímico e agronegócio, entre outros.

Atua como palestrante em empresas e universidades, abordando temas como Empreendedorismo, Vida Corporativa e Motivação Empresarial.

No mundo corporativo, além de sócio-diretor do IEG, fez parte do conselho de administração da empresa Serial Trends – a primeira empresa de código aberto do mundo.