Áreas de Atuação

 

 

Análise de Elementos Finitos (FEA)


Para os problemas mais complexos, a Motriz conta com ferramentas de simulação computacional, permitindo criar diversas condições aplicadas em um modelo 3D de determinado produto. Após análises detalhadas, é possível verificar todos os efeitos causados por tais condições. Esses resultados são utilizados para aperfeiçoamento e otimização do corpo analizado, reduzindo custos e tempo gasto com prototipagem. A simulação também pode ser utilizada para uma vasta gama de testes, que incluem forças internas, testes de impacto, efeito de substituição de materiais, condutividade térmica, fadiga, entre outros.


A Análise de Elementos Finitos consiste no estudo de efeitos causados por situações ou condições impostas a uma malha tridimensional de uma peça ou sistema. As condições podem tanto ser mecânicas quanto térmicas, resultando em tensões, deformações, deslocamentos etc. A AEF pode auxiliar a verificar se uma proposta de projeto será capaz de desempenhar as suas especificações antes que seja produzida ou construída. Em caso de falha estrutural, a AEF pode ser utilizada para ajudar a determinar a concepção e as modificações para atender a nova condição.

- Otimização de sistemas;
- Análise de estruturas;
- Simulação de processos;
- Ensaios não-destrutivos;
- Análise de Tensões e Vibrações.

 


Seleção e Caracterização de Materiais


Selecionar o melhor material para um determinado produto não é uma tarefa fácil. São inúmeros os fatores que podem influenciar, desde a composição da matéria prima até a aplicação, passando pelos processos que modificam a estrutura do material.

 

A escolha do tipo ideal de material não está somente ligada à vida útil do produto, mas também a toda a cadeia produtiva: a depender da natureza do processo industrial utilizado, as características do material podem ser bastante modificadas

Para auxiliar nessa seleção, a Motriz tem à sua disposição um dos maiores centros de estudo de materiais da América Latina. Através de testes como o de fadiga, impacto, corrosão e dureza é possível determinar algumas características dos mateirais, que são cruciais para a escolha e o emprego correto dos componentes no produto final.


- Análise de microestruturas e tratamentos superficiais;
- Estudos e ensaios de tração, compressão, flexão, desgaste;
- Estudos de tratamentos termomecânicos e corrosão;
- Análise das condições de fundição;
- Caracterização de materiais;
- Diagnóstico de falhas por fadiga e fratura.

 

 

Projeto Mecânico


No mercado atual, é comum encontrar produtos que, ainda que executem a tarefa para a qual foram projetados, não comportam as demandas atuais das empresas. Com as aplicações do ramo de Projeto Mecânico é possível criar soluções personalizadas para todos os tipos de serviços. Através de ferramentas como modelagem computacional (CAD), a Motriz é capaz de oferecer serviços de qualidade que vão de adaptações em máquinas até o desenvolvimento completo de projetos. No entanto a Motriz não constrói nenhum tipo de projeto desenvolvido.


Para a manufatura, as soluções em projeto mecânico e elementos finitos se fundem para criar um produto que, ao mesmo tempo, atenda às especificações do cliente e torne-se economicamente viável para a produção em larga escala, utilizando a matéria-prima de forma otimizada.
Destacam-se:


- Desenhos técnicos;

- Atualizações e adaptações de máquinas;

- Desenvolvimento de projetos;

- Memorial de cálculo.

Análise da linha de produção e utilização de ferramentas lean


Dentro de uma linha de produção, há vários fatores que influenciam positiva e negativamente a fabricação de um produto. Num mercado competitivo como o atual, é imprescindível a análise desses fatores visando a otimização da cadeia produtiva para que a empresa se destaque em seu ramo de atuação.


Tendo isso em mente, a Motriz disponibiliza em seu portfólio diversos produtos em Engenharia de Fabricação. É possivel, através da análise de uma linha de produção, identificar dificuldades, como elevado tempo gasto com manutenção das máquinas, elevado tempo de setup, problemas de estocagem e gargalos em geral. Para tonar possível tal análise, são utilizadas diversas ferramentas lean, como o VSM (Mapeamento da Cadeia de Valor), que tem por objetivo mapear as etapas por onde passa a matéria-prima até chegar ao produto final.


Além disso, pode ser feita uma reformulação do layout para a correção de algumas falhas. Para isso, inicialmente realiza-se um estudo da linha de produção, e, a partir deste estudo, é calculado o número ideal de máquinas para a confecção do produto, evitando assim os gargalos existentes.


Também faz parte do escopo do trabalho da Motriz, atuação no armazenamento de dados de linha de produção. Muitas empresas não têm nada relatado de como o seu produto é feito, o que acaba sendo um problema em caso de grandes mudanças no quadro de funcionarios. Para isto, fazemos o Roteiro de Fabricação, que é um passo a passo (receita) de como fabricar o produto, desde a matéria-prima até o resultado final.



 

Análise de Layout de Fábrica


Muitas vezes, em empresas que possuem máquinas de diferentes tipos e nas quais a montagem do produto depende de uma sequência restrita na ordem de produção, ocorrem problemas como aumento no tempo de concepção e elevação no custo total do produto.


Esses problemas geralmente podem ser resolvidos com uma Análise de Layout de Fábrica: um engenheiro capacitado realiza um estudo completo do maquinário existente, do que é produzido e do fluxo de montagem, a fim de otimizar toda a cadeia produtiva.

A análise de layout oferece ao cliente:

- Redução no tempo de produção;
- Redução no custo de produção;
- Otimização do setor produtivo da empresa;
- Enquanto o cliente não precisar de novas máquinas ou mudar de localização, o layout poderá ser utilizado, o que torna a análise um investimento duradouro.

 

 

Tempos e Métodos


O método é definido como um modelo sistemático de solução de problemas para ajudar na determinação do processo ideal para um fim específico. Este é um conceito amplamente relacionado com a eficiência e o rendimento, e indispensável na realização de tarefas em larga escala.


Um estudo de tempos e métodos aborda principalmente a eficiência de determinado processo, levando em conta a maneira como ele é realizado, suas etapas e o tempo demandado na sua execução. Este tipo de estudo se torna cada vez mais importante, tendo em vista a crescente cobrança do mundo globalizado, sobretudo em relação à racionalização da produtividade segundo os padrões sustentáveis de desenvolvimento. Portanto, este é um serviço altamente requerido por empresas que pretendem otimizar sua produção, objetivando o aumento da produtividade e do lucro.

 

 

Térmica e Fluidos


O ramo de Térmica e Fluidos trabalha com a análise de escoamentos em geral, transmissão e armazenamento de calor e controle térmico de ambientes. A Motriz conta com a Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp para a disposição de vários laboratórios para pesquisa e análises voltadas para esses serviços.

Destacam-se:
Cálculos de vazões e velocidades em geral;
Perdas de carga;
Dimensionamento de tubulações e válvulas;



 

Programa 5S


No mercado atual, observa-se a constante busca das empresas por programas de qualidade que visam um sistema de gerenciamento mais produtivo. É em virtude desse cenário que a Motriz oferece a implementação do "programa 5S", que consiste numa ferramenta de gestão responsável por gerar um ambiente de trabalho saudável, reduzir desperdícios e aumentar a produtividade. A ferramenta tem grande importância para as empresas atuais por estar associada a uma filosofia que ajuda a criar melhores condições para a realização de projetos com qualidade crescente.


A metodologia do programa 5S foi criada no Japão, no período pós-guerra, e é o resultado de um conjunto de 5 técnicas simples que remetem à organização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina (Em japonês: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke, todas iniciadas pela letra S, de onde origina-se o termo 5S). Essas cinco técnicas quando bem implementadas, mudam a visão da empresa e das pessoas que nela trabalham, criando as condições necessárias para o crescimento da companhia e de seus funcionários.

Dentre os objetivos a serem alcançados, temos:

- Melhoria do ambiente de trabalho;
- Prevenção de acidentes;
- Incentivo à criatividade;
- Redução de custos;
- Eliminação de desperdício;
- Desenvolvimento do trabalho em equipe;
- Melhoria das relações humanas;
- Melhoria da qualidade de produtos e serviços.

 

 

| Entre em contato com a Motriz |