Movimento Empresa Jr.

O que é uma Empresa Júnior?

Empresas Juniores são associações civis, sem fins econômicos, constituídas e geridas exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que prestam serviços e desenvolvem projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

A Empresa Júnior tem a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimento próprios, com uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade, centro acadêmico ou qualquer outra entidade acadêmica.

O Movimento Empresa Júnior no Brasil

No Brasil, o conceito “Empresa Júnior” foi introduzido em 1987, por iniciativa da Câmara de Comércio França-Brasil ao publicar um anúncio em jornal convocando jovens interessados em implantar uma associação deste tipo. Em 1988, após viagens à Europa, dificuldades burocráticas e oposição de muitas pessoas, surgiram a Júnior GV (Fundação Getúlio Vargas), Júnior FAAP (Fundação Alvares Penteado) seguida da Poli Júnior (Escola Politécnica da USP).

Em 1990, no ano em que era fundada a JADE (sigla para Confederação Européia de Empresas Juniores), o Brasil já contava também com: GEPEA (Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos da UNICAMP), 3E (Empresa Júnior de Engenharia Elétrica da UNICAMP), Mauá Júnior (Instituto Mauá de Engenharia) e Júnior Mackenzie (Universidade Mackenzie). Naquele ano, as 7 EJ’s se uniram e fundaram a FEJESP, Federação de Empresas Juniores do Estado de São Paulo.