Gestão de Qualidade

iso_system1A Motriz está no mercado desde 1992 e sempre teve como seu principal foco o desenvolvimento de projetos comerciais. Nesta área, a Motriz sempre procurou manter a qualidade exigida pelo mercado e pelos seus clientes. Porém, por tratar-se de uma Empresa Junior, enfrentou alguns obstáculos ao seu crescimento, podendo ser destacados: alta rotatividade de membros, falta de registros das atividades, produtos e serviços realizados de maneira muito diversificada. Tais entraves geraram alguns problemas na empresa, como a queda da qualidade e perda de informações Para solucionar tais problemas foi buscada a certificação na ISO 9001.

A ISO 9001 é uma norma de gestão de qualidade, que estabelece um modelo de gestão focado na melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, de forma a garantir a satisfação do cliente.

Após esta  grande reestruturação interna iniciada em 2005, foi implementada uma mudança de cultura na empresa, em termos de valorização do cliente e na melhoria contínua dos serviços prestados, minimizando – e até mesmo eliminando – os problemas pelos quais passava anteriormente.

A certificação da norma ISO 9001:2000, concluída em Outubro de 2007 com a empresa certificadora Bureau Veritas tornou a Motriz a primeira Empresa Júnior de Engenharia do Mundo e a primeira Empresa Júnior da UNICAMP a operar nesta norma tão requisitada hoje no mercado. Em 2009, novamente junto à Bureau Veritas, a Motriz atualizou sua certificação para o selo.

Finalmente, em Setembro de 2010 a Motriz concluiu com muito sucesso sua recertificação da norma ISO 9001:2008, dessa vez junto à BSI, estendendo sua validade por mais 3 anos.

Veja nosso certificado:

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A norma ISO 9001:2008 se baseia em alguns princípios de gestão, que podem ser usados como um guia à melhoria da performance das organizações.

Esses princípios são:

-Foco no Cliente: as organizações dependem de seus clientes e, portanto, devem entender suas necessidades atuais e futuras, satisfazer os seus requisitos e implementar métodos para monitorar a sua percepção quanto aos produtos e serviços entregues.

-Envolvimento das pessoas: as pessoas são a essência da organização, seu principal recurso. Sua cooperação, envolvimento e motivação permitem que suas capacidades sejam plena e eficazmente utilizadas para o beneficio da organização.

-Abordagem por processos: para alcançar os objetivos organizacionais, os recursos e as atividades necessitam ser tratados como processos, entendendo-se que as saídas de um processo afetam as entradas de outro.

-Abordagem sistêmica para a gestão: os departamentos se relacionam entre si de modo a constituírem sistemas, assim a abordagem sistêmica para o gerenciamento é o princípio que orienta a organização a identificar, entender e gerenciar os departamentos inter-relacionados.

-Melhoria contínua: deve ser um objetivo permanente da organização. Este princípio garante que, a partir de ações de correção e de prevenção, siga-se na busca da excelência de seus produtos e processos.

-Liderança:   cabe a toda  diretoria a responsabilidade pela manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade. É preciso que os diretores conscientizem a empresa toda a respeito da importância de cada um na realização de um serviço de qualidade.

Política de Qualidade

A existência da Motriz visa à satisfação de qualquer entidade que se relacione com ela. A Política de Qualidade representa esse desejo, sendo ela divida em três áreas: clientes, colaboradores e fornecedores, sendo que entidades podem ocupar mais de uma posição. O compromisso da empresa é buscar a evolução contínua da qualidade de modo a assegurar a satisfação desses stakeholders.

– Clientes: Fornecer as soluções desejadas segundos os requisitos dos projetos.

-Colaboradores: Fornecer experiência e aprendizado em um ambiente de trabalho sadio, cobrando o cumprimento de seus deveres e sua participação quando convocados.

-Fornecedores: Desenvolver uma postura de acompanhamento próximo profissional visando à qualidade das soluções requisitadas.